segunda-feira, 24 de março de 2008

Temaki







A culinária japonesa exige que você trabalhe com o maior capricho possível. O visual do prato sempre influência no resultado final mas no caso dos pratos japoneses esse visual é obrigação. Para que você obtenha um resultado interessante na montagem do prato há um vídeo mostrando como se monta um Temaki.
O Temaki, tema de hoje, foi escolhido por vocês através da votação no blog. Já o prato foi escolhido por mim, o Temaki, que traduzido ao pé da letra significa feito com a mão foi escolhido por ser simples de se fazer e fantástico de se saborear.
Essa receita aqui foi que eu considerei uma das mais simples. Vamos começar a fazer a mesan place (Dica: Mesan place significa, colocar todos os ingredientes em local acessível, seguir essa regra da gastronomia diminui sua margem de erro consideravelmente).

Receita:

1 Pacote de alga Nori
200 gr de Salmão
4 Folhas de alface
100 gr Gergelim Branco e Preto Torrado
200 ml Vinagre de arroz
200 gr de Arroz
Wasabi (raiz forte)
1 Colher de café de Açúcar
1 Colher de café de Sal
Molho shoyu

Modo de preparo:

Em uma panela torre o gergelim e reserve.
Em uma panela aqueça o vinagre o sal e o açúcar tempo suficiente para que seja tudo dissolvido. Reserve e espere esfriar.
Em outra panela coloque o arroz e água na mesma proporção e ligue em fogo baixo com a tampa totalmente fechada por 10 minutos. Ao passar esse tempo retire a tampa e deixe aproximadamente por 5 minutos. Após desligar o fogo espalhe o arroz sobre uma bancada ou um refratário para que ele esfrie depressa. (Dica: Evite colocar na geladeira, nada muito “forçado” na cozinha é interessante).
Com o arroz esfriando pegue a mistura de vinagre, sal e açúcar e espire quase tudo por cima do arroz. (Dica: Tente jogar essa mistura por igual)
Enquanto isso corte o filé de salmão bem pequeno.
Corte a folha pela metade
(Dica: A mistura feita com o vinagre vai ajudar a não grudar o arroz na sua mão alem de dar gosto no seu Temaki)
Espalhe o arroz deixando duas pontas da alga livres e uma parte grande da outro lado também livre. (Dica: Assista ao vídeo se estiver com dúvidas).
Passe um pouco de raiz forte sobre o arroz e salpique um pouco do gergelim.
Rasgue a alface com a mão e jogue sobre o arroz.
Coloque o salmão enrole.
(Dica: Para fazer a Alga Nori grudar ao fechar o cone passe o dedo no vinagre, e passe sobre a alga onde ela for se juntar.)
Use o shoyu para temperar e bom apetite.
(Dica: Se quiser incrementar o seu Temaki recomendo que corte pedaços de manga do mesmo tamanho do salmão e use junto com o peixe)
Espero que você tenha gostado, qualquer dúvida envie uma mensagem.