quinta-feira, 13 de março de 2008

Picanha marinada com vinho e ervas.


Fim de semana chegando, eu pensei e resolvi colocar uma receita que tem tudo a ver com a esperada ocasião semanal, picanha, mas não fique preocupado se você não tiver uma churrasqueira por perto, pois, essa receita se adapta perfeitamente as condições de um forno caseiro.
O que eu indico que seja feito esse fim de semana é uma picanha marinada em ervas e vinho. O prato é simples mas com o resultado final fantástico.
Eu acho interessante sempre contextualizar uma receita, abordando sua história. O problema do churrasco é que desde que foi descoberto como fazer o fogo, descobriu-se também como se faz um churrasco, tudo bem que assim como a sociedade evoluiu tudo a sua volta se desenvolveu por igual e aquela forma primitiva de se cozinhar uma carne, hoje em dia tornou-se uma arte, eu diria até que para algumas pessoas uma obrigação.
Tendo em vista que esse tema é tão extenso resolvi pinçar uma parte da “biografia” desse maravilhoso prato.
Perto do século XVII, não havia um comércio efetivo de carne bovina, o que importava no gado era basicamente o couro. Em busca dessa e de outras partes menos importantes, eram realizadas as vacarias um evento em que grandes quantidades de gado eram abatidas, para a retirada do que realmente tinha valor. Depois, os vaqueiros cortavam os pedaços que estavam mais a mão e cozinhavam em um braseiro que era aberto no chão, o grande detalhe dessa tradição é que a carne feita era temperada com as cinzas produzidas.

Receita:

1 Peça de picanha (DICA: picanha em geral não ultrapassa 2,3 Kilos)
300 ml de vinho branco seco
3 dentes de alho
1 pitada de pimenta do reino
Um punhado de Sálvia, Alecrim, Manjerona
50 ml de azeite extra-virgem

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o vinho, o alho e o sal grosso. Bata até aparentemente ficar homogêneo, coloque as ervas e bata pouco, o suficiente para que moa as folhas.
Misture o azeite e pimenta com todo o resto manualmente.
Pegue a picanha e coloque em uma vasilha com o seu tamanho (DICA: para que a mistura fique o maior tempo em contado com a carne).
Jogue a mistura e deixe marinar por pelo menos 1 hora.
Ligue o forno na temperatura média 15 minutos antes de assar. Coloque a carne em um tabuleiro com a gordura virada para baixo e forre com papel alumínio (DICA: Coloque a parte mais brilhosa do papel virada sempre para o alimento, essa parte mais espelhada faz com que o calor se dissipe mais dificilmente).
Na churrasqueira com a gordura para baixo embrulhe a carne no papel alumínio e coloque no alto.
Forno: Perto de 01h30minmim
Churrasqueira: 01h00minmim dependendo do calor do fogo.

Preparem um acompanhamento do seu gosto e se divirtam.
Até segunda.