terça-feira, 11 de março de 2008

Strogonoff




Existem inúmeras historias para o surgimento do Strogonoff. A versão mais difundida e de que o prato surgiu em uma cidade, próxima a São Petersburgo. Uma nobre família convidava regularmente para o seu castelo, alguns membros da vizinhança para saborear receitas preparadas por eles e por outras famílias. Certa noite, a baronesa Nikolie Stroganov serviu um prato com cebolas picadas, cogumelos, carne suína e bovina cortadas em tiras, flambado à vodca e engrossado com polpa de tomates e nata, para ser servido em cima de torradas de fécula de trigo. Essa receita que levou o nome da nobre cozinheira chegou à França e foi refinada passou-se então a se utilizar o molho béchamel (molho a base de leite), além de se substituir a vodka por conhaque para flambar. Com o tempo o prato se popularizou e incorporou ingredientes. (fonte google)

O strogonoff hoje em dia é um prato extremamente difundido ganhou variações como frango e camarão, as mais comuns.
Não existe uma receita exata para se produzir o prato, eu, assim como alguns colegas de profissão nunca encontramos uma receita idêntica a outra, por isso aqui indicarei uma que achei dentre essas todas a melhor.
Receita:
500 gr de filet mignon em cubos de 1cmx1cm
150 ml de mostarda amarela
1 cebola pequena cortada bem pequena
2 dentes de alho cortado bem pequeno
Sal (Quando for suficiente)
Noz-moscada (uma pitada)
Pimenta do reino (um pitada)
50 ml de conhaque
200 gr de champignon
500 ml de creme de leite (De preferência fresco)

Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o filet mignon, alho, pimenta do reino, noz-moscada e sal. Misture todos os ingredientes suavemente até que esteja totalmente homogêneo deixe marinar (Marinar é uma técnica culinária que consiste em colocar os alimentos numa mistura de temperos, muitas vezes na forma líquida, antes de cozinhar. Os ingredientes podem ficar marinado desde alguns minutos até várias horas), por 1 hora pelo menos, lembre-se que quanto mais tempo marinar mais o gosto dos ingredientes serão incorporados a carne.
Quando a carne estiver pronta para cozer, esquente um fio de oléo em uma frigideira em fogo médio, frite a cebola, quando estiver translúcida entre com a carne e aumente o fogo.
Não deixe a carne fritar muito, quando achar que ela está no ponto ideal diminua o fogo e coloque o champignon e junte o conhaque para flambar (cuidado pois provavelmente a bebida na frigideira junto com o oléo e gordura que se solta da carne levarão a frigideira a pegar fogo, se isso acontecer espere pois só levará alguns segundos NUNCA JOGUE ÁGUA).
Quando o fogo acabar vá adicionando o creme de leite fresco até que o você obtenha a coloração ideial.
Como essa receita não leva molho de tomate e derivados ela terá uma aparencia mais esbranquiçada.
Bom apetite.
Faça tambem um arroz fresco e algumas batatas coradas para acompanhar e bom apetite!!!


Se tiver alguma sugestão por favor não deixem de mandar